Vítima de acidente de trânsito? Busque uma reparação justa.

Vítimas de acidentes de trânsito têm direitos básicos que precisam ser garantidos.

Acidente de trânsito:
conheça os direitos das vítimas

Todos os dias o trânsito brasileiro faz vítimas – fatais ou não. Estima-se que cerca de 80 pessoas percam suas vidas diariamente nas ruas.

Dado que acontecem com tanta frequência, acidentes de trânsito com vítimas têm direitos específicos que podem ser reivindicados.

A vítima pode solicitar, por exemplo, o ressarcimento das despesas acarretadas pelo acidente e indenizações pelos danos morais sofridos ou pelo valor que deixou de ganhar como consequência dele (lucros cessantes).

O que você pode reivindicar

Indenização por lucros cessantes (o que a vítima deixou de ganhar)

Um empregado que é vitimado por um acidente de trânsito e fica impossibilitado de trabalhar pode ter direito a receber o equivalente ao seu salário. Se o impedimento for permanente, ele pode ter direito a uma pensão vitalícia.

Indenização por danos materiais

Uma vítima de acidente de trânsito naturalmente tem gastos advindos do ocorrido: despesas médicas e farmacêuticas, locomoção para as consultas e procedimentos ou acompanhamento de psicólogos e fisioterapeutas, por exemplo.

Se comprovados, todas essas despesas devem ser ressarcidas pelo causador do acidente.

Indenização por danos morais

Um acidente de trânsito é uma experiência traumática e pode ter ramificações físicas e psicológicas com consequências que perduram por anos. Há dispositivos legais para que este sofrimento seja aliviado por uma indenização.

Recebimento de seguro DPVAT

Receber o seguro DPVAT é direito de qualquer vítima de acidente de trânsito – mesmo naqueles casos onde o culpado não fica determinado ou a culpa é da própria vítima.

A indenização pode chegar a até R$13.500 e é concedido ainda que o veículo envolvido no acidente esteja com o pagamento do DPVAT atrasado.

Auxílio-doença

Se o acidentado for segurado pelo INSS, pode ter direito ao auxílio-doença se sua incapacidade de trabalhar passar de 15 dias.

Ainda que essa solicitação possa ser feita sem o auxílio de um advogado, nosso escritório está preparado para fornecer toda a orientação necessária pelas etapas do processo (como a solicitação e a perícia médica, por exemplo).

Recebimento de seguro privado

Além do DPVAT, se os envolvidos no acidente tiverem seguro privado contratado, a vítima pode ter direito ao recebimento de algum valor das seguradoras.

Quem vai cuidar do seu caso

Como funciona nosso trabalho

Ouvimos

Sabemos que acidentes são acontecimentos marcantes na vida das pessoas. Vamos te ouvir com atenção para entender os detalhes do seu caso.

Agimos

Vamos analisar as estratégias possíveis no seu caso e tomaremos todas as atitudes para que o desfecho seja positivo para você.

Acompanhamos

Você não estará desamparado. Ao longo de todo o processo, estaremos em contato constante para te informar sobre os desenvolvimentos do caso.