Quantos meses a empregada doméstica tem direito de receber o seguro-desemprego?

Empregada doméstica você pode receber o seguro-desemprego por até 3 meses.

E se você se encaixa nessa situação, esse post é para você.

Aqui você vai encontrar o que precisa para receber o seguro, qual o valor do benefício e muito mais.

Legal né? Dá só uma olhadinha:  

  1. O que é o seguro-desemprego da empregada doméstica?
  2. Quantos meses a empregada doméstica tem direito de receber o seguro-desemprego?
  3. O que é preciso para a empregada doméstica receber até 03 parcelas do seguro-desemprego?
  4. Empregada doméstica sem carteira assinada pode ter direito ao seguro-desemprego?
  5. Quais documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego da empregada doméstica?
  6. Como escolher um bom advogado trabalhista?

Você vai descobrir tudo o que precisa sobre o seguro-desemprego da empregada doméstica e como garantir os seus direitos.

Vamos lá?!

Contents

1. O que é o seguro-desemprego da empregada doméstica?

O seguro-desemprego da empregada doméstica é um direito da trabalhadora demitida sem justa causa.

Em outras palavras, é um auxílio financeiro do Governo Federal, para ajudar a doméstica a garantir o seu sustento até arrumar outro emprego.

Ótimo né?

2. Quantos meses a empregada doméstica tem direito de receber o seguro-desemprego?

Essa é uma das dúvidas mais comuns das clientes aqui em meu escritório.

Pois bem.

No caso da empregada doméstica a empregada, o seguro-desemprego é pago em até 03 parcelas.

O valor do seguro é o mesmo do salário mínimo vigente, que em 2024 é R$1.412,00.

Será esse valor, mesmo se a empregada ganhava um valor superior ao mínimo.

No entanto, para receber o seguro-desemprego em até 03 parcelas, é preciso cumprir alguns requisitos exigidos pela lei.

Continue me acompanhando no próximo tópico.

3. O que é preciso para a empregada doméstica receber até 03 parcelas do seguro-desemprego?

Para ter direito até 03 parcelas do seguro, é preciso cumprir alguns requisitos.

Saiba quais:

  • Ter inscrição como empregada doméstica na Previdência Social e ter feito no mínimo 15 contribuições ao INSS
  • Não possuir renda própria
  • Ter trabalhado como empregada doméstica durante 15 meses nos últimos 02 anos antes da demissão sem justa causa
  • Não receber nenhum benefício previdenciário: Com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte

✅Anotou tudo aí?

Portanto, cumpridos esses requisitos, a empregada poderá ter direito a pelo menos 03 parcelas do seguro-desemprego.

4. Empregada doméstica sem carteira assinada pode ter direito ao seguro-desemprego?

Infelizmente a maior parte do trabalho doméstico no Brasil é realizado em condições de informalidade.

Mas calma. Isso não quer dizer que você não tenha direitos.

Antes de tudo, você terá que buscar o auxílio de um advogado de sua confiança.

Isso porque será preciso entrar com uma ação na Justiça, para requerer o reconhecimento do vínculo empregatício e todos os seus direitos.

A comprovação do vínculo empregatício, em geral, acontece por meio de provas documentais e de testemunhas.

Documentos que você vai precisar

A Justiça aceita como prova de reconhecimento de vínculo de emprego quaisquer tipos de documentos, dentre eles: Fotos, vídeos, gravações.

Mas, desde que todos esses documentos tenham sido obtidos por meios legais.

Uma gravação clandestina, não pode ser juntada ao processo.

Já a imagem de vídeo de uma câmera colocada em seu local de trabalho, poderá ser usada como meio de prova

Eu listei os documentos mais importantes, confira comigo:

Provas documentais

Sendo assim, alguns documentos que você pode apresentar são:

  • Contrato de trabalho assinado: Se tiver
  • Recibos de pagamento de salário: Pode ser o extrato da sua conta bancária. E não importa se o pagamento é feito por PIX, TED ou DOC.
  • Crachá com os dados da empregada doméstica
  • Uniforme utilizado para o trabalho
  • Conversas de WhatsApp, redes sociais e trocas de e-mail com o patrão
  • Controle de jornada: Cartão ponto

Saiba que quantos mais documentos você conseguir reunir, melhor.

Provas testemunhais

Além da prova documental, é muito importante contar com o depoimento de testemunhas para comprovar que existiu um vínculo empregatício.

Veja quem pode ser as testemunhas:

  • Colegas de trabalho que trabalharam na residência no mesmo período que você
  • Porteiros, seguranças e outros profissionais do local
  • Dentre outros

Aqui, não vão poder testemunhar a seu favor amigos íntimos, familiares ou pessoas interessadas na causa.

Mas não se preocupe, porque o advogado vai apontar direitinho quem pode ou não ser testemunha e todos os documentos que serão necessários tá bom?

Grave bem essa informação:

Se você comprovar que de fato era uma empregada doméstica sem carteira assinada, terá direito ao recebimento do seguro desemprego. 

E atenção! Você tem até 02 anos, contados do último dia de contrato de trabalho, para entrar com a ação trabalhista e exigir todos os seus direitos.

Se você perder esse prazo, não poderá cobrar mais os seus direitos.

5. Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego da empregada doméstica?

Para dar entrada no seguro-desemprego é preciso ter uma porção de documentos em mãos.

Anote aí o que não poderá faltar:

  • RG
  • CPF
  • CTPS
  • PIS-PASEP
  • Requerimento do seguro desemprego
  • TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho
  • Extratos do FGTS
  • Declaração de que não possui renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família

Tudo certinho?

O ideal é contar com o auxílio de um bom advogado trabalhista para analisar o seu caso de forma assertiva e garantir todos os seus direitos.

6. Como encontrar um bom advogado trabalhista?

Ter o auxílio de um advogado trabalhista é uma mão na roda para garantir todos os seus direitos.

Um advogado trabalhista é um profissional que passou anos estudando e se aperfeiçoando na área e por isso é a pessoa certa para te orientar de forma assertiva em relação às leis trabalhistas e aos procedimentos necessários.

Além disso, é bem provável que ele tenha experiência em casos parecidos com o seu, o que pode fazer a diferença pra você, não é mesmo?

Então, muita atenção na hora de escolher qual profissional vai contratar!

Para te ajudar, eu listei 03 dicas valiosas. Me acompanhe.

1. Consultar o registro do advogado na Ordem dos Advogados do Brasil

Esse é o primeiro passo.

Você vai precisar de apenas 2 informações:

  • Número da OAB
  • Nome completo do advogado

Com essas informações, basta entrar no site da OAB do Estado correspondente.

Em Fortaleza/CE, o site é este:Consulta Advogados Inscritos OAB/CE.

Se o status do cadastro constar “ativo” o advogado está habilitado para cuidar de seus interesses.

Mais uma dica.

2. Verificar a área de especialização do advogado

Agora que você já sabe da importância de contar com o auxílio de um advogado trabalhista, é fundamental se certificar que o profissional realmente é especialista.

E com o google ficou mais fácil.

Você pode entrar no site do advogado ou do escritório que irá te defender, e verificar algumas informações básicas, como:

  • Blogs e conteúdo produzido pelo advogado: Verifique, por exemplo, se há comentários positivos e como ele responde, se publica conteúdo jurídico de qualidade (em especial, sobre a área trabalhista).
  • Consultar na plataforma do Tribunal Regional de Trabalho, por meio do número da OAB do advogado, os processos em que o profissional atua, se tem êxito nas causas

Dessa forma, você pode encontrar opiniões de outros clientes e informações importantes sobre a forma que esse profissional trabalha. 

Se você não sentir confiança através desses pontos, talvez precise pesquisar um pouco mais antes de contratar.

3. Conversar com o advogado antes da contratação

Antes de contratar o advogado, o ideal é agendar uma reunião.

Nesse momento, o advogado trabalhista vai avaliar a sua situação, se existe algum direito violado e encontrar a melhor solução para o seu caso.

E como quase tudo hoje em dia é online, saiba que é seguro contratar um advogado trabalhista online. 

O atendimento é como presencial, mas toda a forma de comunicação e envio de documentos será através de:

  • E-mails
  • WhatsApp
  • Zoom
  • Dentre outros meios digitais

E se depois da consulta você esquecer de algo, é só consultar em um desses canais que a conversa fica registrada.

Com essas 03 dicas, você vai encontrar um bom advogado trabalhista.

Conclusão

Como você viu, o seguro-desemprego é uma mão na roda para a doméstica que foi mandada embora sem justa causa.

E agora você já sabe que a empregada doméstica tem direito a até 03 parcelas, no valor de um salário mínimo, que em 2024 é R$1.412,00.

Afinal, só aqui você descobriu:

  • O que é o seguro-desemprego da empregada doméstica
  • Quantos meses a empregada doméstica tem direito de receber o seguro-desemprego
  • O que é preciso para a empregada doméstica receber até 03 parcelas do seguro-desemprego
  • Empregada doméstica sem carteira assinada pode ter direito ao seguro-desemprego
  • Quais documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego da empregada doméstica
  • Como escolher um bom advogado trabalhista

Bom, por hoje é só.

Mas se você ficou com alguma dúvida é só deixar nos comentários.

Leia também:

 Trabalhei 07 meses em casa de família e pedi demissão: Quais os meus direitos?

Empregada doméstica tem direito a licença-maternidade?

O que é a jornada integral da empregada doméstica?

Até a próxima.

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