O trabalhador que sofre um acidente de trabalho durante o home office tem uma porção de direitos garantidos pela CLT.
Mas como comprovar que o acidente de trabalho ocorreu durante o home office?
Não se preocupe. Aqui você vai descobrir:
- O que é um acidente de trabalho?
- E quando o acidente ocorre em home office é caracterizado acidente de trabalho?
- Afinal, o que pode ser um acidente de trabalho em home office?
- Como comprovar que o acidente de trabalho ocorreu durante o home office?
- Quais os direitos do trabalhador que sofre um acidente de trabalho em home office?
Legal né?
Você vai saber como comprovar que o acidente ocorreu durante o trabalho e como buscar todos os seus direitos.
Vem comigo e boa leitura.
Contents
1. O que é um acidente de trabalho?
Antes de tudo, é preciso entender direitinho o que é um acidente de trabalho.
Ao contrário do que muitos imaginam, não basta ocorrer no local de trabalho ou em função da atividade laborativa.
Para ser caracterizado o acidente de trabalho, é preciso que esse evento provoque:
- Lesão corporal ou perturbação funcional: Permanente ou temporária
- Redução da capacidade para o trabalho
- Ou em casos mais extremos a morte do trabalhador
Em outras palavras, é preciso que o acidente cause uma lesão, pois caso contrário não será acidente do trabalho.
Dito isso, é importante você saber que um acidente de trabalho pode ser:
- Típico: Quando o trabalhador se acidenta ao desempenhar suas funções, durante seu expediente de trabalho, mesmo estando longe das dependências da empresa.
- Acidente de trajeto: Ocorre durante o deslocamento do funcionário de sua residência para o local de trabalho ou do local de trabalho para sua residência,, independente do meio de transporte utilizado
- Doença ocupacional: Toda enfermidade adquirida em razão da atividade profissional
Logo, o trabalhador que sofre algum desses tipos de acidente ou é diagnosticado com uma doença ocupacional, a lei garante uma série de direitos.
Deu para entender direitinho? Espero que sim.
2. E quando o acidente de trabalho ocorre em home office é caracterizado acidente de trabalho?
Essa é uma dúvida muito comum. E é natural.
Já que na modalidade home office, o trabalhador está executando suas atividades laborais remotamente, ou seja, em sua própria residência ou em outro local fora das dependências físicas da empresa.
Pois bem. Grave essa informação:
Acidente de trabalho durante o home office, é acidente de trabalho.
Continue me acompanhando no próximo tópico.
3. Afinal, o que pode ser um acidente de trabalho em home office?
Um acidente de trabalho em home office pode ser caracterizado por diversas situações.
São elas:
- Lesões físicas causadas por quedas, tropeços ou colisões dentro do ambiente de trabalho em casa
- Lesões por esforço repetitivo devido a posturas inadequadas ou movimentos repetitivos durante as atividades laborais
- Problemas de saúde mental relacionados ao trabalho, como: Síndrome de Burnout
- Acidentes causados por equipamentos de trabalho, tais como cortes, queimaduras, choques elétricos devido ao uso inadequado ou defeitos nos equipamentos
Enfim, toda situação que cause dano a saúde do trabalhador e que esteja diretamente relacionada às suas atividades laborais realizadas em home office.
No entanto, é preciso comprovar que o acidente ocorrido tenha relação direta com a atividade exercida em home office.
4. Como comprovar que o acidente de trabalho ocorreu durante o home office?
Para comprovar que o acidente de trabalho ocorreu durante o home office você vai precisar de provas.
Confira comigo cada uma delas:
1. CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)
A CAT é a maior prova do acidente de trabalho.
Isso porque a Comunicação de Acidente de Trabalho é o documento que constata a ocorrência do acidente de trabalho e deve ser emitida dentro do prazo abaixo:
Até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência de acidente de trabalho
Imediatamente após a constatação da morte do empregado
Guarde bem essa informação:
Se a empresa se recusar a emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho, o próprio trabalhador, seus dependentes, o sindicato, uma autoridade pública ou o médico que o atendeu, podem fazer o preenchimento do documento.
Mesmo que o empregador se recuse a emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho, a empresa não está livre dessa responsabilidade.
Só não deixe de emitir esse documento, tá bom?
Leia também: O que fazer se a empresa não emitir a CAT?
2. Documentos médicos
Para comprovar que o acidente ocorreu durante o trabalho em home office, é importante reunir uma série de documentos médicos.
Anota aí:
- Atestado médico: Emitido pelo médico que prestou os primeiros socorros ou que fez o diagnóstico inicial do acidente. Deve conter informações sobre a data, hora, local do acidente e a descrição das lesões
- Prontuário médico: Todos os registros médicos relacionados ao atendimento do acidente, incluindo exames realizados, prescrições médicas, tratamentos e observações
- Relatório de exames: Isso inclui radiografias, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias ou qualquer outro exame relevante para diagnosticar as lesões resultantes do acidente
- Receitas e prescrições médicas: Documentos que comprovem os medicamentos prescritos para tratamento das lesões decorrentes do acidente
- Relatório médico detalhado: Um relatório completo elaborado pelo médico que acompanhou o tratamento, descrevendo detalhadamente as lesões sofridas, o tratamento realizado e a relação do acidente com o trabalho
- Laudo do INSS: Laudo elaborado por um perito médico designado pelo INSS, que irá avaliar a relação entre as lesões e o acidente de trabalho
Enfim, todos os documentos médicos relacionados ao acidente.
3. Comprovantes de pagamentos de despesas médicas
É importante reunir uma série de despesas médicas que podem ajudar a respaldar o acidente de trabalho ocorrido.
Eu separei alguns documentos, veja:
- Consultas médicas: Todos os recibos e notas fiscais relacionados às consultas médicas realizadas para avaliação e tratamento das lesões resultantes do acidente de trabalho
- Tratamentos fisioterapêuticos: Recibos e notas fiscais relacionados a sessões de fisioterapia ou outros tratamentos de reabilitação prescritos pelo médico
- Medicamentos: Todos os recibos de compras de medicamentos prescritos para o tratamento das lesões resultantes do acidente de trabalho
- Internações hospitalares: Recibos e notas fiscais relacionados a internações hospitalares, incluindo diárias, procedimentos médicos e materiais utilizados durante a internação
- Cirurgias: Recibos e notas fiscais relacionados a cirurgias realizadas como parte do tratamento das lesões resultantes do acidente de trabalho
- Transporte médico: Recibos de despesas com transporte médico, como ambulâncias ou táxis, para deslocamento até consultas médicas, exames ou tratamentos
- Aparelhos ortopédicos e próteses: Recibos de compra de aparelhos ortopédicos, próteses ou qualquer outro dispositivo médico utilizado no tratamento das lesões
Esses são alguns documentos fundamentais para comprovar que o acidente de trabalho.
E ainda tem mais.
4. Fotos e vídeos do acidente durante o trabalho em home office
Para comprovar que o acidente ocorreu durante o trabalho, é possível capturar o máximo de detalhes para documentar as condições do local, as circunstâncias do acidente e as lesões sofridas.
Dá uma olhada na lista de fotos e vídeos que poderão te ajudar a comprovar o acidente:
Fotos do acidente
- Local do acidente: Fotos do local onde o acidente ocorreu, incluindo qualquer equipamento, máquinas ou ferramentas envolvidas
- Lesões: Tire fotos das lesões sofridas, tanto imediatamente após o acidente quanto durante o processo de tratamento e recuperação
- Equipamentos ou máquinas: Registre qualquer equipamento ou máquina envolvida no acidente, destacando possíveis defeitos ou problemas de funcionamento
- (h4) Vídeos se houver
- Reconstituição do acidente: Grave um vídeo reconstituindo o que aconteceu no momento do acidente, explicando as circunstâncias e mostrando as condições do local
- Declarações: Grave depoimentos de testemunhas oculares, colegas de trabalho ou qualquer pessoa que possa fornecer informações sobre o acidente
Dessa forma, o juiz verá que o acidente de fato ocorreu durante o trabalho.
Comprovado que de fato ocorreu um acidente durante o trabalho em home office, você tem uma série de direitos garantidos pela lei.
5. Quais os direitos do trabalhador que sofre um acidente de trabalho em home office?
Depois que a empresa informar as autoridades sobre o acidente através da CAT, cabe ao INSS fazer uma perícia médica para atestar a relação entre o acidente e a atividade desenvolvida.
Se comprovado que é um acidente de trabalho (típico, de trajeto ou doença ocupacional), o trabalhador tem direito a:
- Afastamento remunerado
- Estabilidade no emprego
- Recolhimento do FGTS
- Aposentadoria por Invalidez
- Auxílio-acidente
- Pensão por morte
- Indenização
Vamos conhecer cada um deles?
Vem comigo.
A. Afastamento remunerado
Se o trabalhador ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias, ele tem o direito de se afastar das atividades e continuar recebendo salário.
Funciona assim:
- Os 15 primeiros dias são pagos pelo empregador
- E a partir do 16º dia pelo INSS
No INSS, o empregado dá entrada no benefício chamado de auxílio-doença acidentário e passa a receber através deste órgão até a alta médica.
E não é só isso, tem mais…
B. Estabilidade no emprego
A lei garante estabilidade por 12 meses a quem sofreu acidente de trabalho e precisou ficar afastado para cuidar da saúde.
Quer dizer que o trabalhador não pode ser demitido por, pelo menos, um ano após o retorno ao trabalho, independente da vontade do empregador.
No entanto, existem duas condições para que um trabalhador tenha direito à estabilidade:
- O afastamento deve ser superior a 15 dias
- O trabalhador precisa ter recebido auxílio-doença acidentário (91) junto ao INSS
Logo, se você só deixar de trabalhar por mais de 15 dias e não solicitar o benefício, não vai ter o direito à estabilidade no emprego.
Além disso, tenha sempre em mente que essa estabilidade não impede que o trabalhador seja dispensado por justa causa.
Isto é, se o trabalhador cometer uma falta grave no trabalho, ele perde o direito à estabilidade e pode ser demitido por justo motivo.
Ficou claro?
Próximo direito!
C. Recolhimento FGTS
Diferente do que muita gente pensa, em caso de acidente de trabalho, o empregador deve manter os recolhimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Não importa quanto tempo o funcionário vai ficar afastado, a empresa deve realizar todos os depósitos mensais!
Fique, portanto, de olho nos extratos!
Próximo direito do acidentado!
D. Aposentadoria por incapacidade permanente: Aposentadoria por Invalidez
Em casos mais graves, o acidente ou doença pode gerar incapacidade permanente para o trabalho.
Quer dizer, o trabalhador não consegue mais desempenhar suas funções e não pode ser reabilitado para qualquer outra profissão.
Diante desse cenário, é assegurado o direito à aposentadoria por incapacidade permanente (antes conhecida como aposentadoria por invalidez).
Ficou claro? Qualquer dúvida pode deixar nos comentários.
Continue comigo.
E. Auxílio-acidente
O auxílio-acidente é um benefício previdenciário indenizatório devido a quem sofreu sequelas que diminuíram a capacidade para o trabalho.
São requisitos para ter direito a esse benefício:
- Ser segurado do INSS
- Ter sofrido um acidente ou ter adquirido uma doença de qualquer natureza (não importando se relacionados ao trabalho ou não)
- Redução parcial e permanente da capacidade para o trabalho
- Que a redução da capacidade laboral tenha relação direta com o acidente sofrido
Ao preencher esses requisitos, o trabalhador tem direito a uma indenização mensal vitalícia, paga pelo INSS, que se chama auxílio-acidente.
É importante ressaltar que no caso de auxílio-acidente, a sequela deve ser permanente para ter direito ao benefício.
Por exemplo, um cortador de cana que perde seu braço direito durante o exercício da profissão.
Nesse caso que citei, é bem provável que o trabalhador seja readaptado em outra função, já que nunca mais vai poder trabalhar com corte de cana.
É por isso também que o auxílio-acidente permite que você volte ao trabalho e receba seu salário normalmente, já que é uma indenização.
Ou seja, o auxílio-acidente não substitui o seu salário. É possível receber as duas rendas em conjunto: salário + auxílio-acidente!
E os direitos não param por aí.
F. Pensão por morte
A pensão por morte é um benefício previdenciário pago pelo INSS aos dependentes econômicos de um trabalhador que faleceu.
Logo, se o funcionário morrer em decorrência do acidente ou doença do trabalho, seus dependentes têm o direito de receber uma pensão do INSS.
O objetivo é garantir que os familiares do trabalhador não sofram prejuízos financeiros com a perda.
Mas Rafael, quem pode ser considerado dependente?
Segundo a lei, os dependentes que possuem direito ao benefício da pensão por morte são:
- Filhos de até 21 anos de idade, salvo casos de invalidez ou deficiência.
- Marido ou mulher, companheiro (a) em união estável, cônjuge divorciado ou separado judicialmente que recebia pensão alimentícia
- Caso não existam filhos ou cônjuge, os pais do falecido podem pedir a pensão, desde que comprovem dependência econômica. Obs: Caso os pais do falecido não estejam mais vivos ou não dependam dele, irmãos podem pedir o benefício
✅Anotou aí?
G. Indenização
Desde que comprovada a culpa da empresa no acidente de trabalho, o empregado terá direito a indenização por:
- Dano material
- Dano moral
- Estético
Eu vou explicar cada uma delas.
Indenização por dano material
Para a fixação da indenização material, será levado em conta os gastos que o empregado teve com o tratamento, como:
- Remédios
- Internações
- Exames
- Dentre outros custos decorrentes do acidente de trabalho
Indenização por dano moral
É difícil medir o dano moral ocorrido com o acidente de trabalho.
Por isso, o juiz levará em conta alguns critérios subjetivos, entre eles:
- Tristeza
- Dor
- Abalo
- Desconforto
- Dentre outras questões presumidas
Tudo bem até aqui?
Dano estético
O empregado terá direito ao dano estético, se existir sequela estética em decorrência do acidente de trabalho.
As sequelas podem ser:
- Cicatrizes
- Problemas que afetem a fala ou até mesmo a mobilidade
O ideal é buscar ajuda de um bom advogado trabalhista para analisar o seu caso, e fazer o cálculo de quanto você poderá ter direito de indenização.
Conclusão
Como você viu, qualquer trabalhador pode sofrer um acidente no trabalho ou ser diagnosticado com alguma doença ocupacional, inclusive durante o trabalho em home office.
E que é crucial comprovar que o acidente ocorreu durante o trabalho em home office.
Para isso, você vai precisar de alguns documentos fundamentais:
- CAT
- Documentos médicos
- Comprovantes de pagamento de despesas médicas
- Fotos e vídeos do acidente durante o trabalho
Felizmente, agora você já sabe como comprovar o acidente de trabalho e tem todos os seus direitos na ponta da língua.
Espero ter ajudado.
Continue nos acompanhando e até a próxima.
Leia também:
06 Direitos do trabalhador que sofre um acidente de trabalho e não te contam.
Hérnia de disco lidera afastamento no trabalho. Conheça seus direitos.
Atividade de risco: A responsabilidade por acidente de trabalho é sempre da empresa.
E se ficou alguma dúvida nesse assunto é só deixar aqui nos comentários, combinado?